Exposição sobre Gaudí e Sagrada Família, no Vaticano

04/12/2010 09:33

Atividades acadêmicas e culturais vão divulgar a figura do arquiteto

 

 

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira 3 de dezembro de 2010 (ZENIT.org) - O Vaticano organizará uma exposição, uma palestra e um concerto dedicados ao arquiteto Antoni Gaudí e sua obra-prima, a Basílica da Sagrada Família de Barcelona, a partir de abril de 2011.

A iniciativa é dirigida pela Fundação Joan Maragall, do arcebispado de Barcelona, pela Junta Construtora do Templo da Sagrada Família e pela Sociedade Estatal para a Ação Cultural Exterior (SEACEX), a partir de uma proposta e sob os auspícios do Conselho Pontifício para a Cultura.

A exposição "Gaudí e a Sagrada Família de Barcelona: arte, ciência e espiritualidade" estará aberta de 1º de abril a 15 de maio de 2011, no Braço de Carlos Magno, no lado esquerdo da colunata de Bernini da Praça de São Pedro.

A exposição "refletirá a importância artística e espiritual da Sagrada Família", explica uma declaração da Fundação Joan Maragall, e tem curadoria de Daniel Giralt-Miracle.

É articulada como um percorrido em seis seções: "Gaudí e a Sagrada Família", "Outros edifícios de Gaudí", "Ciência e tecnologia na Sagrada Família", "Gaudí designer de objetos litúrgicos", "A mensagem religiosa da Basílica e a Sagrada Família hoje".

Por meio desta exposição, será situada histórica e artisticamente a figura de Antoni Gaudí, em processo de beatificação, e a sua obra, especialmente a Sagrada Família, da qual serão discutidos tanto os aspectos técnicos e artísticos como a mensagem religiosa que contém.

Entre os objetos a serem exibidos, haverá maquetes da época de Gaudí, desenhos, mobiliário e objetos litúrgicos projetados pelo arquiteto, procedentes das coleções do Museu da Sagrada Família, de fotografias e audiovisuais.

Para aproximar a figura do Gaudí do Vaticano, também haverá um diálogo entre o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, e o arquiteto espanhol Santiago Calatrava, em 12 de abril, sobre o tema "Arquitetura e fé / Arquitetura e transcendência".

Mais tarde, dois expoentes darão uma palestra sobre Gaudí e sua época - no contexto do último terço do século XIX até a 1ª Guerra Mundial - na Embaixada da Espanha junto à Santa Sé, em Roma.

Finalmente, em 12 de maio, um concerto do coral de Montserrat completará as atividades organizadas durante as datas de exibição.

Comentarios

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário