Somente a Biblia?

"Assim, pois, irmãos, permanecei firmes, e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa." (2 Ts 2,15)
Para os protestantes, a Bíblia é a única regra de fé, ou melhor, a Bíblia é a autoridade máxima da igreja. Mas será que esta também era a fé dos primeiros cristãos? (Por Cristãos, entenda-se Católicos) 
A Doutrina da Igreja vem do ensino oral que Cristo deixou para os Apóstolos. Note que nos primeiros quatro séculos, muitos cristãos nasceram, viveram e morreram, sem mesmo saber quais eram os livros que deveriam compor a Bíblia. Nos primeiros quatro séculos a Igreja vivia somente da Tradição e do Magistério.
Foi com base na Tradição Apostólica, é que o Magistério Católico definiu o catálogo sagrado. Isto mostra claramente que a Bíblia é filha da Igreja e não sua mãe. Como diz meu amigo Professor Carlos Ramalhete: "pode algo maior sair de algo menor?", é claro que não. A própria Bíblia declara que "A Igreja é a Coluna e o Fundamento da Verdade" (1Tm 3,15).A Igreja é tão anterior à Bíblia que a própria Igreja é citada na Bíblia.
A doutrina protestante "Sola Scriptura", isto é, "Somente as Escrituras", não encontra amparo na Tradição Apostólica, no Magistério da Igreja e nem nas próprias Escrituras. Vamos utilizar a própria Bíblia para desmentir tal doutrina:
A Bíblia não contém toda revelação
  • "Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que seriam escritos." (Jo 21,25) - o testemunho do apóstolo fala tudo, nem tudo que Jesus ensinou e realizou foi escrito, mas ficou mantido na Tradição Apostólica.
     
  • "[Jesus] depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao reino de Deus." (At 1,3) - o que Jesus ensinou aos apóstolos nestes quarenta dias após sua ressurreição não foi importante? Será que Jesus esteve com eles à toa? A Bíblia não nos relata o que Jesus ensinou neste período, mas a Tradição Apostólica sim.
     
  • "Tenho muito a vos escrever, mas não quero fazê-lo com papel e tinta. Antes, espero ir ter convosco e falar face a face, para que nossa alegria seja completa" (2Jo 1,12)."Tenho muitas coisas que te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face" (3Jo 1,13-14) - São João ensinou muitas coisas oralmente.
     
  • "E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados." (Tg 5,10) - São Tiago Menor recebeu tal instrução da Tradição Apostólica, já que em nenhum lugar da Bíblia, Nosso Senhor Jesus Cristo ensina tal coisa.
A Tradição Apostólica tem autoridade
  • "Assim, pois irmãos, permanceis firmes, e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa." (2Ts 2,15)
     
  • "E o que de mim, através de muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para ensinarem outros." (2Tm 2,2)
     
  • "Ó Timóteo, guarda o depósito [a tradição] que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência [gnose]." (1Tm 6,20)
     
  • "E [os cristãos] perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações." (At 2,42)
     
  • "E, quando [Paulo, Timóteo e Silas] iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém." (At 16,4) - forte testemunho da ação do Magistério da Igreja no cristianismo primitivo.
Este é o testemunho da própria Bíblia sobre a doutrina protestante da "Sola Scriptura".
 
Creditos Regina Apostolorum

Comentarios

Data: 03/09/2018

De: Albertlic

Assunto: How To Prevent Prostate Problems And Diseases?

The prostate is the central section of a male's reproductive :. It secretes fluids that assist the transportation and activation of sperm. The men's prostate is found just in front of the rectum, below the bladder and all around the urethra. When there is prostate problem, it is usually very uncomfortable and inconvenient for that patient as his urinary strategy is directly affected.

The common prostate health problems are prostate infection, enlarged prostate and prostate type of cancer.



Prostate infection, also referred to as prostatitis, is regarded as the common prostate-related symptom in men younger than 55 yrs . old. Infections with the men's prostate are classified into four types - acute bacterial prostatitis, chronic bacterial prostatitis, chronic abacterial prostatitis and prosttodynia.

Acute bacterial prostatitis may be the least common of all forms of prostate infection. It is brought on by bacteria perfectly located at the large intestines or urinary tract. Patients may feel fever, chills, body aches, back pains and urination problems. This condition is treated by utilizing antibiotics or non-steroid anti-inflammatory drugs (NSAIDs) to help remedy the swelling.

Chronic bacterial prostatitis is a condition connected with a particular defect inside the gland as well as the persistence presence of bacteria inside the urinary tract. It can be a result of trauma towards the urinary tract or by infections from other parts from the body. A patient can experience testicular pain, spine pains and urination problems. Although it is uncommon, it is usually treated by removal in the prostate defect followed by the employment antibiotics and NSAIDs to treat the redness.

Non-bacterial prostatitis is the reason for approximately 90% coming from all prostatitis cases; however, researchers have not even to determine the sources of these conditions. Some researchers believe chronic non-bacterial prostatitis occur because of unknown infectious agents while other think that intensive exercise and lifting might cause these infections.

Maintaining a Healthy Prostate

To prevent prostate diseases, a proper meals are important. These are some from the actions to keep your prostate healthy.

1. Drink sufficient water. Proper hydration is necessary for general health and it'll also maintain the urinary track clean.

2. Some studies suggest that a few ejaculations a week will help to prevent cancer of prostate.

3. Eat red meat in moderation. It has been shown that consuming over four meals of beef weekly will heighten the chance of prostate diseases and cancer.

4. Maintain an appropriate diet with cereals, vegetable and fruits to make sure sufficient intake of nutrients needed for prostate health.

The most critical measure to adopt to make certain a healthy prostate is usually to go for regular prostate health screening. If you are forty years and above, you ought to choose prostate examination at least once 12 months.

Data: 28/12/2016

De: valdecir M.Vianna

Assunto: resposta católica

Cristo estabeleceu apenas uma igreja e esta verdade está em Mt.16,18. Em 1Cor. 12,28 Paulo diz que os primeiros membros da igreja de Cristo foram seus apóstolos. Portanto, esta igreja verdadeira possui dois mil anos. Qualquer "igreja" que surgiu depois, não tem relação com Cristo. São "igrejas" inventadas por homens. Os atos dos apóstolos e os escritos da igreja primitiva ( Inácio de Antioquia, Policarpio de Esmirna, Irineu de Lion... ) nos mostra qual é a igreja estabelecida por Cristo.

Data: 30/12/2013

De: eduardo greco

Assunto: gp.eduardo@bol.com.br

Seja por palavra"aqueles que tiveram oportunidade de ouvir direto pelo pregador"seja por escritura,aquele que conheceu a obra pelos escritos.
Antes dos verdadeiros hereges"vide catolicos" julgarem os evangelicis,deveriam primeiro explicar o que se entende por "a biblia não é suficiente'

Data: 30/12/2013

De: eduardo greco

Assunto: gp.eduardo2bol.com.br

Se oral fosse suficiente a propria Biblia não seria necessario e um monte de 'diz que me diz" seria criado.
Todos os apostolos foram obrigados a registrar o que pregavam.

Data: 30/12/2013

De: eduardo greco

Assunto: gp.eduardo@bol.com.br

Me parece que os católicos não lêem a Biblia inteiro 2TM 3-15"Deda meninice sabeis que as sagradas escrituras e a Fe em Cristo contém tudo para salvação do cristão"
Muitos dizem"vou transmitir a tradição oral para depois esreve-la em papel'
Tudo que e necessario está na Biblia não sei o que os catolicos pregam sobre a insufieciencia da Biblia o proprio apocalipse confirma o que ta escrito ser suficiente.

Data: 05/10/2013

De: Leonardo S. de Oliveira.

Assunto: Hereges e suas heresias.

Não tem jeito fora da Igreja Católica não há Salvação!!!
Podem vir sofismar, xingar, caluniar, difamar, usar trechos fora de contexto com pretexto de se formar heresias.
Hereges não adianta em um debate cara à cara comigo qualquer acusação que vcs fizerem desde cruzadas e inquisição e etc, eu provo que é tudo fatos deturpados por vcs.E provo usando documentos de fonte primária.Agora eu gostaria que vcs nos explicassem a inquisição protestante que os heresiarcas Lutero e Calvino realizaram.Isso vcs escondem né.
Raça de víboras, sepulcros caíados, vendilhões da fé.
Ai de vós hereges, aí de vós!!

Data: 10/06/2013

De: Helena Jordes

Assunto: Respeitar é preciso.

Os protestantes se apegam nos erros passados da igreja para condenarem a atuação da mesma. A igreja católica é humilde, reconheceu seu erro ( ocorrido através de pessoas humanas) e pediu perdão ao mundo. Então, nada disso justifica em aceitar ou não aceitar a tradição apostólica e o magistério da igreja, tudo já existia ANTES de todos os erros cometidos. Portanto, respeitar a vontade de Jesus, através dos ensinamentos dos apóstolos e seus sucessores, é preciso.

Data: 09/05/2011

De: Garcia

Assunto: O Raciocinar é muito pouco!

Caro Jurandy, para conhecer a palavra de Deus, não basta raciocinar!!!
Quanta Igreja Romana, ou Igreja Católica, ela é perfeita, pois é o corpo de Cristo, e em Cristo não existiu, nem existe imperfeição.
E quando você não aceita a Jesus, você coloca em risco a sua salvação!!!
Isto é um aviso de amigo.
É um erro você atribuir a Igreja (a Jesus) os pecados dos homens, que nela atuam, seria mesma coisa em dizer que quando Jesus curou ao leproso, ficou impuro! Isso é impossível!
Para nós católicos, a Igreja é a coluna e o sustentáculo da Verdade, e não a Bíblia como vocês pensam.
Eu imagino o que seria de vocês se os apóstolos não tivessem escrito os evangelhos, e tivessem passado os ensinamento apenas pela tradição (oralmente)?
Outra coisa, não precisamos raciocinar para alcançar a salvação, precisamos de Jesus (que é a Igreja)!

Data: 13/12/2010

De: Jurandy Barbosa

Assunto: Raciocinar é preciso!

É, meu Caro. Parece que você é daqueles que dá a vida pelas causas perdidas! Que tolice, tentar justificar os desvios desenfreados da igreja PAPAL ( romana ), tomando carona em argumentos superficiais!!! SSRRSS... A questão não é tão somente A TRADIÇÃO em si. Uma boa tradição objetivando plumar um padrão moral e espiritual sempre foi e será bem acomodada nos regimentos de qualquer grupo de indivíduos. Agora, içar determinadas tradições em posição superior à Bíblia é uma verdadeira aberração. Já que a igreja romana se especializou em invalidar as Sagradas Escrituras, vocês não acham uma incoerência ficar recitando-A a fim de tentar justificar seus injustificáveis erros propositais ?

Data: 18/07/2012

De: Anderson

Assunto: Re:Raciocinar é preciso!

Meu caro por que você crê na Bíblia ?
Eu creio porque a confio na fonte. A fonte é a Igreja Católica que me diz que devo crer. Mas você descarta a fonte. E diz crer na Bíblia.
Como você sabe que a Bíblia é a palavra de DEUS e não o Torah ou o Corão ?
A Bíblia não pode dar testemunho de si mesmo. Tal testemunho seria inválido.
Você não crê na Igreja e tampouco Jesus apareceu para você para dizer que se deve crer na Bíblia. Por que você crê e entende ser ela a palavra de DEUS ?
Porque você crê nos homens. Quer a prova ?
A Bíblia define quais são os livros inspirados ? Não. Como você sabe quais são os livros inspirados se não pela informação que vem do homem ?
A Bíblia define quantos livros devem integra-la ? Como você pode saber se não pela informação do homem ?
A Bíblia define que a Bíblia protestante é a bíblia adequada ? Como você pode ter certeza se não pela informação dos homens ?
A Bíblia define o tradutor oficial da própria Bíblia ? Como você pode saber se não pelas informações de homens pecadores e injustos ?
Lembre-se que você não crê na Igreja. E lembre também que Jesus não apareceu para você para te informar todas estas questões.
Os cristãos dos primeiros 350 anos da era cristã não tinham Bíblia. Como eles eram ensinados e como eles ensinavam ? Eles usavam a tradição. A tradição oral. E você duvida que eles eram melhores cristãos do que eu ou você ?
Um dos mais famosos pregadores protestantes prega pelo aborto. Outro famoso falso profeta prega a teologia da prosperidade. Outros pregam unções do cachorro, da galinha, do boi, da vassoura, do zoológico. Tantos outros casam pessoas do mesmo sexo. Muitos outros praticam o evangelho judaízante e grande parte acata o divórcio. Tantos outros acatam o sacerdócio feminino condenado pela Bíblia. Já tem pregador dizendo que Jesus não é DEUS, mas apenas uma das criações de DEUS. E sabe de uma coisa protestante ? Todos usam a mesma Bíblia que você. E todos, assim como você, dizem a Bíblia é a palavra infalível de DEUS. E todos como você se dizem inspirados pelo Espírito Santo. O que você acha que acontece ? Estão errados tais pregadores ou o Espírito Santo dá doutrinas diferentes e divergentes para quem procura seu auxílio ? Ou você acha que nosso DEUS é um DEUS do tanto faz ? Tanto faz se batiza ou se não batiza. Tanto faz se pratica ou não teologia da prosperidade. Tanto faz se prega ou condena o aborto. O que você acha ? Sabe o que diz a Bíblia ? Primeiro que ela proíbe a interpretação privada. Veja lá em Pedro. Segundo que ela diz que a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. Veja lá em Timóteo. O que o protestante faz ? Ele intepreta por conta própria mesmo sabendo que a Bíblia lhe proíbe de faze-lo e ignora a Igreja mesmo que a Bíblia lhe diga que sem a igreja a verdade não se sustenta. Que coisa triste né Sr.Protestante ? Os protestantes são "salvos" não porque leram a Bíblia ou porque "interpretaram" corretamente. Pelo contrário. Eles são salvos pelo rótulo. Estão todos "salvos" porque levantaram o dedo e fizeram o favor de aceitar Jesus. Tá vendo Sr.Protestante como placa de igreja salva ? Pelo menos no protestantismo salva. No catolicismo a placa de igreja indica o caminho, mas não basta ter o rótulo católico para ser salvo. Aliás, no catolicismo aprendemos que é Jesus quem nos escolhe. Pelo menos é o que diz a Bíblia católica. Eles nos acolhe por amor e misericórdia. Não temos mérito algum. Mas na Bíblia protestante é possível que o crente com sua sabedoria de intérprete da Bíblia tenha aprendido que o importante é aceitar Jesus e pouco importa o Jesus que se segue ou o cristianismo que se pratica, mas apenas o rótulo. Não por acaso todos se chamam de "irmãos em Cristo". O abortista é "irmão em Cristo" daquele que lhe faz oposição, tal como aquele que diz que Jesus Cristo não é DEUS é irmão em Cristo daquele que diz que Jesus Cristo é DEUS. Das duas uma Sr.Protestante. Ou vocês não lêem a Bíblia ou se lêem não entendem. Talvez seja a Bíblia seja realmente de dificil compreensão. Por isto precisamos da Igreja. Por isto o eunuco da rainha clamou por alguém que lhe explicasse.

1 | 2 >>

Novo comentário