Santo Afonso de Ligório:

Glórias de Maria - aqueduto de graças

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Segundo São Bernardo, Deus encheu Maria com todas as graças para que por seu intermédio recebam os homens todos os bens que lhes são concedidos. Faz aqui o Santo uma profunda reflexão, acrescentando: Antes do nascimento da Santíssima Virgem, não existia para todos essa torrente de graças, porque não havia ainda esse desejado aqueduto: Maria foi dada ao mundo – continua ele – a fim de que por seu intermédio, como por um canal, até nós corresse sem cessar a torrente das graças divinas.
Que lhe arrebentassem os aquedutos, foi a ordem dada por Holofernes para tomar a cidade de Betúlia (Jt 7, 6). Assim o demônio também envida todos os esforços para acabar com a devoção à Mãe de Deus nas almas. Pois, cortado esse canal de graças, mui fácil se lhe torna a conquista. Consideremos, portanto, continua São Bernardo, com que afeto e devoção quer o Senhor que honremos esta nossa Rainha. Consideremos o quanto deseja que a ela sempre recorramos e em sua proteção confiemos. Pois em suas mãos depositou a plenitude de todos os bens, para nos tornar cientes de que toda esperança, toda graça, toda salvação, a nós chegam pelas mãos dela. A mesma coisa declara Santo Antônio. Todas as misericórdias dispensadas aos homens lhes têm vindo por meio de Maria.
É por isso Maria comparada à lua. Colocada entre o sol e a terra, a lua dá a esta o que recebe daquele, diz São Boaventura; do mesmo modo recebe Maria os influxos da graça para no-los transmitir aqui na terra.
Pelo mesmo motivo chama-lhe a Igreja “porta do Céu”. Como todo indulto do rei passa pela porta de seu palácio, observa São Bernardo, assim também graça nenhuma desce do céu à terra sem passar pelas mãos de Maria. Ajunta São Boaventura que Maria é chamada porta do céu porque ninguém pode entrar no céu, senão pela porta que é Maria.
Nesse sentimento confirma-nos São Jerônimo no sermão da Assunção, que vem inserido nas suas obras. Nele lemos que em Jesus Cristo reside a plenitude da graça, como na cabeça, de onde se transfunde para nós, que somos seus membros, o vivificador espírito dos auxílios divinos necessários à nossa salvação. Em Maria reside a mesma plenitude como no pescoço, pelo qual passa esse espírito para comunicar-se ao resto do corpo. Com cores mais vivas dá São Bernardo o mesmo pensamento: Por meio de Maria transmitem-se aos fiéis, que são o corpo místico de Jesus Cristo, todas as graças da vida espiritual emanadas de Jesus Cristo, que lhes é cabeça. E com as seguintes palavras procura confirmar isto: Tendo-se Deus dignado habitar no ventre desta Virgem Santíssima, adquiriu ela uma certa jurisdição sobre todas as graças: porque, saindo Jesus Cristo do seu ventre sacrossanto, dele saíram juntamente como de um oceano celeste todos os rios das divinas dádivas. Escrevendo com maior clareza ainda, diz o Santo: A partir do momento que esta Virgem Mãe concebeu em seu ventre o Divino Verbo, adquiriu, por assim dizer, um direito especial sobre os dons que nos provêm do Espírito Santo, de tal modo que criatura alguma recebe graças de Deus, senão por mãos de Maria.
(…)
Lê-se no profeta Isaías (11, 1) que da raiz de Jessé sairia uma haste, isto é, Maria, e dela, uma flor, isto é, o Verbo Encarnado. Sobre essa passagem tece Conrado de Saxônia este belo comentário: “Todo aquele que desejar obter a graça do Espírito Santo, busque a flor em sua haste, isto é, Jesus em Maria. Pois pela haste encontraremos a flor e pela flor chegaremos a Deus. – Se queres possuir a flor, procura com orações inclinar a teu favor a vara da flor e alcançá-la-ás. De outro lado, nota-te as palavras do seráfico São Boaventura, comentando o trecho “Eles encontraram a criança com Maria, sua Mãe”. Ninguém, diz ele, achará jamais a Jesus senão com Maria e por meio de Maria. E conclui que em vão procura Jesus quem não procura achá-lo com sua Mãe. Dizia por isso São Ildefonso: Quero ser servo do Filho; mas como ninguém pode servir ao Filho sem servir também a Mãe, esforço-me, por conseguinte, em servir a Maria.
[Santo Afonso de Ligório, Glórias de Maria, p. 1, cap. 5, I, Refutação e demonstração; pp. 135-139, Editora Santuário, 20ª edição, Aparecida, 1989]
 
Creditos: Regina Apostolorum

Comentarios

Data: 28/04/2016

De: nilbia luna

Assunto: Leia mais: http://servosdamae.webnode.com.br/escritos-dos-santos/santo-afonso-de-ligorio-/

*******
SI MARÍA, QUIEN ES CONSIDERADA: "REINA DEL CIELO" Y "SIN PECADO CONCEBIDO" (o sea, que nunca pecó)

¿¿ POR QUÉ, NO APARECE EN EL CIELO PARA TOMAR DE LA MANO DE DIOS, EL LIBRO ESCRITO POR DENTRO Y POR FUERA, Y SELLADO CON SIETE SELLOS ?? (Apocalipsis 5:1-13)

Apocalipsis 5:1-13.

1. Y vi en la mano derecha del que estaba sentado en el trono un libro escrito por dentro y por fuera, sellado con siete sellos.
2. Y vi a un ángel fuerte que pregonaba a gran voz: ¿QUIÉN ES DIGNO de abrir el libro y desatar sus sellos?
3. Y NINGUNO, NI EN EL CIELO NI EN LA TIERRA NI DEBAJO DE LA TIERRA, PODÍA ABRIR EL LIBRO, NI AUN MIRARLO.

¿¿ DÓNDE ESTÁ MARÍA LA QUE LE DICEN: “AVE MARÍA PURÍSIMA SIN PECADO CONCEBIDO” ?? ¿¿ POR QUÉ LA REINA DEL CIELO NO SE ENCONTRÓ DIGNA DE TOMAR EL LIBRO, NI DE ABRIRLO, NI DE LEERLO, NI DE MIRARLO ??

4. Y lloraba yo mucho, porque no se había hallado a ninguno digno de abrir el libro, ni de leerlo, ni de mirarlo.
5. Y uno de los ancianos me dijo: No llores. He aquí que el León de la tribu de Judá, la raíz de David, ha vencido para abrir el libro y desatar sus siete sellos.
6. Y miré, y vi que en medio del trono y de los cuatro seres vivientes, y en medio de los ancianos, estaba en pie un Cordero como inmolado, que tenía siete cuernos, y siete ojos, los cuales son los siete espíritus de Dios enviados por toda la tierra.
7. Y vino, y tomó el libro de la mano derecha del que estaba sentado en el trono.
8. Y cuando hubo tomado el libro, los cuatro seres vivientes y los veinticuatro ancianos se postraron delante del “CORDERO” (Jesucristo); todos tenían arpas, y copas de oro llenas de incienso, que son las oraciones de los santos;

¿¿ DÓNDE ESTÁ MARÍA EN TODO ESTO ??

9. y cantaban un nuevo cántico, diciendo: DIGNO ERES DE TOMAR EL LIBRO Y DE ABRIR SUS SELLOS; PORQUE TÚ FUISTE INMOLADO, Y CON TU SANGRE NOS HAS REDIMIDO PARA DIOS, DE TODO LINAJE Y LENGUA Y PUEBLO Y NACIÓN;
10. y nos has hecho para nuestro Dios reyes y sacerdotes, y reinaremos sobre la tierra.

¿¿ ¡¡ PERO QUE PASA, QUE NO APARECE MARÍA POR NINGÚN SITIO !! ??

11. Y miré, y oí la voz de muchos ángeles alrededor del trono, y de los seres vivientes, y de los ancianos; y su número era millones de millones,
12. que decían a gran voz: El Cordero (JESUCRISTO) que fue inmolado ES DIGNO DE TOMAR EL PODER, LAS RIQUEZAS, LA SABIDURÍA, LA FORTALEZA, LA HONRA, LA GLORIA Y LA ALABANZA.

¿¿ ¡¡ PERO CÓMO ES POSIBLE !! ??
¿¿ ¡¡ DÓNDE ESTÁN LAS ALABANZAS A MARÍA LA REINA DEL CIELO !! ??

13. Y a todo lo creado que está en el cielo, y sobre la tierra, y debajo de la tierra, y en el mar, y a todas las cosas que en ellos hay, oí decir: AL QUE ESTÁ SENTADO EN EL TRONO, Y AL CORDERO, (Jesucristo) SEA LA ALABANZA, LA HONRA, LA GLORIA Y EL PODER, POR LOS SIGLOS DE LOS SIGLOS.

¿¿ Y CÓMO ES POSIBLE, QUE TODO LO QUE EXISTE, NO GLORIFIQUE A MARÍA, SI SE SUPONE QUE ELLA ES: "LA REINA DEL CIELO" ?? ................................................................

DIOS NO COMPARTE SU GLORIA CON NADIE
Dios no comparte su gloria con nadie y mucho menos con las imágenes fundidas (Isaías 42:8)
Isaías 42:8 Yo Jehová; este es mi nombre; y a otro NO DARÉ MI GLORIA, ni mi alabanza a esculturas.

NOSOTROS SABEMOS QUE NUESTRA HERMANA MARÍA ESTÁ EN EL TERCER CIELO GOZOZA Y VESTIDA DE BLANCO RESPLANDECIENTE, EN EL PARAÍSO DE DIOS, .

PERO TODOS LOS QUE LA ADORAN Y VENERAN AQUÍ EN LA TIERRA, TIENEN SU PARTE EN EL LAGO DE FUEGO Y AZUFRE, POR IDÓLATRAS Y MENTIROSOS. (Apocalipsis 21:8)

¡¡¡ A DIOS SEA TODA LA GLORIA !!!

*******

Data: 18/10/2013

De: Matheus

Assunto: Maria

A fé católica deixa bem claro aos fieis de Cristo que só a ele se deve adorar, e que só ele é que pode operar milagres na vida de sua gente. Em varios livros da biblia tem escritos relatos que mostram os apostolos curando os doentes e etc, no antigo testamento tambem vemos varios profetas intermediando milagres na vida do povo que os seguia. Em toda a humanidade NINGUÉM tem mais merito diante do Senhor Jesus do que Maria. Maria é a mãe do Cristo, foi com ela que ele viveu toda a sua vida(30 anos), foi por meio dela que ele realizou seu primeiro milagre (jo 2,1-11) e na cruz, Nosso Senhor não quiz que ela ficasse só e a deixou sobe os cuidados do discipulo amado João. Ela não faz milagres, mas Jesus os realiza por meio dela. Aos irmãos protestantes só lamento, pois não conhece realmente a verdade! Pois nem o Lider do protestantismo dispresou a mãe de Jesus!
Paz e Bem a todos!

Data: 31/07/2012

De: Jose

Assunto: Maria

Certament so Deus pod tudo e ninguem mais.e maria foi escolhida entre todas mas a nao pode adorar ela e ne pedir intercessao.So Jesus e o nosso mediador.

Data: 27/02/2013

De: Alex

Assunto: Re:Maria

Olá, que a Paz do Cristo ressurécto esteja com você.
É bem verdasde que só a Deus e somente a Ele se deve adorar. Eu não sei de onde vocês tiram essa idéia de que nós Católicos adoramos a Maria Santíssima ou mesmos as imagem, mas nao vamos adentrar a isso não:
Maria é tão intercessora por excelência que quando Ela chega a casa de sua prima Isabel e a salda, a criança estremece no seio daquela mulher, então Isabel diz: "Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o Fruto do Teu ventre...(Lucas 1, 41s). Outra coisa, leia João 2, 1-12 e me responda quem foi até Jesus interceder pelos noivos...? E se São Paulo Apóstolo recomendou a Timótio que se fizesse intercessão pelos homens, quanto mais a Virgem Maria pode interceder por nós.(ITim 2, 1)
Fique em Paz e no amor da minha, sua, NOSSA MÂE MARIA. Amém,

Data: 25/01/2011

De: Jurandy Barbosa

Assunto: revisão textual. PARTE III

Aos alvejantes da Verdade, uma simples consulta ás páginas da Bíblia, é possível, sem muito esforço, detectar os gigantescos erros que marcam a Fé da igreja romana; não bastasse o desalinhamento de sua orientação aos seus fiéis, se mostram opostos aos ensinos ímpares da Palavra de Deus. Tentam enxertar um evangelho paralelo ao do Sr. Jesus Cristo; parece que não percebem a singularidade das Boas Novas convergidas em Jesus Cristo!!! ... Questões que nenhum "ERUDITO" católico, pela Bíblia, é capaz de questionar : Nenhum ser vivo foi capaz de expressar o amor de Deus com sua própria vida ( só Jesus: joão 3.16 ) Nenhum ser humano foi equiparado a um cordeiro imaculado, apto a ser oferecido como sacrifício para remissão de nossas culpas e livrar-nos das chagas do pecado; nos trazendo a Paz Eterna ( só Jesus; Isaías 53. 4,7 - João 1.29 ) Nenhum outro foi enviado a este mundo para resgatar o homem perdido ( só Jesus; Lucas 19.10 ) Por mais que se force algumas interpretações bíblicas, esta não identifica nenhum outro caminho, outra verdade ... outro meio de se chegar a Deus ( só Jesus: João 14.6 ) Não existe qualquer outro nome pelo qual importa que sejamos salvos ( só Jesus: Atos 4.12 ) No novo Concerto que Deus fez com o homem, Nova Aliança, não há outro mediador ( só Jesus: 1Timóteo 2.5 - Hebreus 8.6 ) ... enfim, até a própria irmã Maria reconheceu sua necessidade de ter a Deus como Seu Salvador ( Lucas: 1.46,47 )

Data: 26/02/2013

De: Alex

Assunto: Re:revisão textual. PARTE III

Olá irmão em Cristo, se professa a mesma fé que eu(que Jesus Cristo é o Senhor). Há mais mistérios na Palavra de Deus que possa imaginar eainda a serem descobertos.
Não duvido nem um pouco que Maria Mãe de Jesus Cristo ja havia cido escolhida por Deus desde os primórdios para ser a porta para a nossa Salvação. Pois de outro modo não poderia-mos ser salvos. Era necessário que Jesus viesse por uma criatura, tornando-se assim homem como nós em tudo menos no pecado --era necessário que por uma mulher entrasse a Salvação, pois também foi por uma mulher que o pecado entrou no mundo--e assim que como por um homem "Adão" que cedeu ao pecado, também por um Homem nascido de uma mulher, que não cedeu ao pecado, mas nos deu a Salvação. Por tanto, não como negar que Maria é Medianeira das Graças do Céu; pois talvez hoje, você, eu e toda a humanidade não tivessemos a Salvação...
Fique em paz!

Novo comentário