SEUL, quinta-feira, 26 de agosto de 2010 (ZENIT.org) - A catedral de Seul (Coreia do Sul) será a sede do congresso "Proclamando Jesus Cristo na Ásia hoje", que se realizará de 31 de agosto a 5 de setembro.
Trata-se de uma iniciativa convocada pelo Conselho Pontifício para os Leigos e que reúne periodicamente, em diferentes partes do mundo, representantes dos fiéis leigos, acompanhados por seus respectivos pastores.
O evento acadêmico tem o objetivo de reforçar os laços das igrejas particulares com a Santa Sé.
Em um comunicado enviado a ZENIT, o Conselho Pontifício para os Leigos explica que este ano elegeu a Ásia porque "quer ser um sinal de preocupação missionária para os povos de um continente rico em tradições, culturas e religiões milenares, que se apresenta para o terceiro milênio como protagonista de novos cenários mundiais".
O congresso é organizado em colaboração com a Comissão para o laicado da Conferência Episcopal coreana e o Conselho nacional dos leigos da Coreia. Participarão 20 países, sendo 35 delegações de associações, movimentos e novas comunidades que realizam seu trabalho pastoral na Ásia.
No evento se falará sobre os dois mil anos de missão na Ásia, os desafios da evangelização hoje, a atual situação pastoral, a vocação e a missão dos fiéis leigos naquele contexto, a formação cristã, a participação na vida eclesial, entre outros temas.
Os trabalhos acadêmicos estarão acompanhados por uma exposição sobre Matteo Ricci, sacerdote jesuíta e importante evangelizador da Ásia.