Nossa Senhora dos Ciganos peregrina a Lourdes

20/08/2010 09:25

8 mil ciganos participam da 54ª peregrinação anual ao santuário

 

LOURDES, quinta-feira, 19 de agosto de 2010 (ZENIT.org) - O translado da estátua de Nossa Senhora dos Ciganos ao Santuário de Lourdes marca a 54ª peregrinação anual dos ciganos e nômades ao santuário mariano francês, que começa hoje e termina no dia 25 de agosto.

No encontro, está prevista a participação de cerca de 8 mil ciganos e pessoas nômades, informa a Conferência Episcopal Francesa em seu site.

Nossa Senhora dos Ciganos peregrinou por toda a França e, em 24 de agosto, estará presente na Gruta de Lourdes, em uma Missa presidida pelo bispo de Vannes, responsável da pastoral dos nômades, Dom Raymond Centène.

No final da celebração, será lido um pequeno balanço das graças recebidas por Nossa Senhora dos Ciganos, cuja história é a de um pequeno "milagre".

Ao término da 2ª Guerra Mundial, uma família de ciganos evitou um acidente mortal. Sua carroça se chocou contra um caminhão do exército americano e pegou fogo, mas ninguém ficou ferido.

Como prova de agradecimento, o pai de família esculpiu uma imagem de Nossa Senhora de madeira, com a cabeça coroada de cobre.

Nossa Senhora dos Ciganos carrega em uma das mãos o Menino Jesus e na outra, uma pequena carroça. É venerada pelos ciganos, especialmente desde que o Papa Paulo VI a abençoou, em 1965.

Na oração a Nossa Senhora dos Ciganos, que será rezada durante a celebração, pede-se que olhe "nosso sofrimento, nossa miséria" e que continue "nesta terra conosco na vida".

Comentarios

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário