LONDRES, sábado, 18 de setembro de 2010 (ZENIT.org) – “Que a mensagem de São David, em toda sua simplicidade e riqueza, continue ressoando hoje em Gales, atraindo os corações de seu povo para um renovado amor por Cristo e sua Igreja”.
Esse foi o desejo do Papa neste sábado, após abençoar, na catedral de Westminster, ao término da missa, um mosaico de São David (Dewi Saint), patrono dos galeses.
Com este gesto, e com o acender de uma vela perante a imagem da Virgem de Cardigan, uma das advocações mais queridas pelos galeses, Bento XVI quis expressar sua proximidade aos católicos daquela região, que não poderá visitar durante esta viagem apostólica.
O Papa recordou as antigas raízes cristãs do País de Gales, assim como sua tradicional devoção à Virgem.
“São David, um dos grandes santos do século sexto, idade dourada para estas ilhas, pelos santos e missionários, foi fundador da cultura cristã que está na origem da Europa moderna”. Sua pregação “foi simples, mas profunda: sejam alegres, mantenham a fé e o cumprimento das coisas pequenas”.
“Lamentavelmente, não me é possível ir ao País de Gales durante esta visita. Mas confio que esta bela imagem, que agora retornará ao Santuário Nacional de Nossa Senhora em Cardigan, seja uma recordação perdurável do profundo amor do Papa pelo povo galês”, concluiu.