CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 6 de outubro de 2010 (ZENIT.org) - A Santa Sé estabeleceu as diretrizes para os cardeais e arcebispos que realizarão a visita apostólica à Irlanda, como parte da resposta de Bento XVI aos escândalos de abusos sexuais por parte de membros do seu clero.
As orientações foram divulgadas hoje através de um comunicado emitido pela Sala de Imprensa da Santa Sé, após várias reuniões realizadas entre ontem e hoje, entre os arcebispos da Irlanda, os visitadores apostólicos - que procedem dos Estados Unidos e do Canadá - e os representantes da Santa Sé.
Os visitadores também se reuniram com o prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Oullet, e o secretário do dicastério, Dom Manuel Monteiro de Castro.
Os visitadores nomeados pelo Papa para as 4 arquidioceses metropolitanas da Irlanda são: cardeal Cormac Murphy-O'Connor, arcebispo emérito de Westminster; cardeal Seán P. O'Malley, O.F.M. Cap., arcebispo de Boston; Dom Thomas C. Collins, arcebispo de Toronto; e Dom Terrence T. Prendergast, SJ, arcebispo de Ottawa.
Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, enviado na madrugada de hoje, explica que na reunião, "conscientes do trágico abuso de crianças que ocorreu na Irlanda, os participantes discutiram sobre os detalhes desta importante visita apostólica".
"Pastoral em sua natureza, a visita pretende assistir a Igreja local em seu caminho de renovação", afirmava a nota, citando a carta que Bento XVI enviou aos católicos da Irlanda.
O comunicado também esclarece que "é um sinal do desejo do Santo Padre, como sucessor de Pedro, oferecer sua solicitude pastoral à Igreja na Irlanda".
"Os visitadores prestarão particular atenção às vítimas de abusos e às suas famílias; encontrarão e escutarão diversas pessoas, incluindo autoridades eclesiásticas, fiéis leigos e aqueles que estão envolvidos no trabalho decisivo de proteger as crianças."
Hoje, o cardeal Seán B. Brady, arcebispo de Armagh, Dom Diarmuid Martin, arcebispo de Dublín, Dom Dermot Clifford, arcebispo de Cashel y Emly, e Dom Michael Neary, ardebispo de Tuam, celebraram a Missa do Espírito Santo junto aos visitadores e superiores da Congregação para os Bispos e a Secretaria de Estado.
"O encontro posterior, caracterizado por uma fraterna cordialidade e uma colaboração mútua, sintetizou a discussão do dia anterior e se centrou na organização da visita apostólica e nas arquidioceses envolvidas", sublinha a nota.
O comunicado vaticano conclui assegurando que "todos os participantes desejam que este significativo esforço seja um instrumento de purificação e de cura para a Igreja na Irlanda e ajude a restabelecer a confiança e a esperança dos seus fiéis".