JERUSALÉM, sexta-feira, 10 de setembro de 2010 (ZENIT.org) - Três pessoas se beneficiaram em Israel da possibilidade de uma nova vida, depois de que a família de um menino palestino (falecido em um acidente) doou o fígado e os pulmões do filho, segundo informou o jornal israelense Yedioth Aharonot na quarta-feira, 8 de setembro.
A notícia foi relançada pelo Conselho representativo das instituições judaicas da França (CRIF), recordando que os beneficiários destes transplantes realizados com êxito estão atualmente hospitalizados e internados.
Após o acidente, a família de uma criança de três anos a levou imediatamente a um hospital local e, desde então, foi transportada ao hospital Hadassah Ein Karem de Jerusalém.
A criança recebeu assistência e os médicos lutaram para salvar sua vida. Permaneceu hospitalizada durante uma semana, mas seu estado de saúde continuou piorando e, finalmente, faleceu na quinta-feira, 1° de setembro.
Apesar desta tragédia, seus pais aprovaram uma doação de órgãos, que salvou a vida de três pessoas, entre elas um pequeno israelense de 5 anos, que precisava de um transplante de fígado urgentemente.
Hoje, esta criança está hospitalizada na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital Schneider. Seu estado de saúde é estável.
Paralelamente, uma menina de 7 anos e meio, que padecia de uma doença pulmonar, recebeu um pulmão. O outro foi transplantado em um homem de 55 anos.
"Meu filho chegou num estado em que era impossível salvá-lo", declarou Moussa Salhut, pai do pequeno falecido.
"É um consolo vê-lo reviver em outras pessoas, independentemente do fato de que sejam árabes ou judeus", destacou.
"Não há diferença quando se trata de salvar vidas - acrescentou. Na tristeza de nossa perda, estamos felizes por termos podido salvar vidas."